quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CAVALO CAMPOLINA


VIVACIDADE E DOCILIDADE

Raça formada em Minas Gerais por Cassiano Campolina, a partir do garanhão Monarca, filho de uma égua cruzada com o garanhão Puro Sangue Lusitano da Coudalaria Real de Alter.
Os descentes de Monarca sofreram a infusão de sangue Percheron, Orloff e Oldenburger e mais tarde do Mangalarga Marchador e Puro Sangue Inglês. O pai do garanhão Monarca era pertencente ao criatório de D. Pedro II.

História: Raça brasileira, definida há mais de 80 anos do cruzamento de um garanhão Puro Sangue Lusitano com uma égua marchadora. Outros cruzamentos inseriram o sangue Percheron, Orloff, Oldenburger, Mangalarga Marchador e Puro Sangue Inglês, até a obtenção do padrão desejado da raça Campolina.
Características: É um cavalo de porte médio para grande, com região frontal subconvexa na região nasal. Normalmente sua pelagem é baia ou castanha.
Aptidão: Indicado para marcha batida ou picada; excelente para passeios e cavalgadas. As principais competições da raça são as provas de Marcha e Morfologia.
No Brasil: Foram registrados mais de 80 mil animais distribuídos pelo país, com concentração maior na região do sul de Minas.

Cavalo Brasileiro de Hipismo
Origem
Formada no Brasil com as mais importantes linhagens européias de cavalos de salto e adestramento, tais como Hanoverana, Holsteiner, Oldenburger, Trakehner, Westfalen e Sela Francesa, através de cruzamento entre si ou com magníficos exemplares Puro Sangue Inglês da América do Sul.
Características
  • Cavalo leve, ágil e de grande porte;
  • com altura superior a 1.65m.;
  • perímetro toráxico de 1.90m. e perímetro de canela de 21cm.;
  • cabeça média de perfil reto ou subconvexo;
  • pescoço médio bem destacado do peito e espáduas;
  • cernelha destacada;
  • dorso bem ligado ao lombo e a garupa;
  • membros fortes e andamentos briosos, relativamente elevados e extensos.
Possuem excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos. São admitidas todas as pelagens.
Aptidões
Suas características o tornam apto para quaisquer modalidades de salto, adestramento, concurso completo de equitação, enduro, hipismo rural ou até mesmo atrelagem.
O Brasileiro de Hipismo é um animal enérgico, determinado e corajoso, embora tenha um temperamento dócil. Sua cabeça é expressiva, nobre, com todos os contornos bem destacados, como se tivessem sidos esculpidos. Tem olhos vivos, narinas grandes e largas e as orelhas de tamanho médio e bem implantadas. São animais com características próprias para o esporte hípico, capazes de obter boas performances tanto no salto, como no adestramento e no concurso completo.
Sua origem vem de cruzamentos de cavalos Anglo-árabe e PSI com as tradicionais criações Trakehner, Hannoveriana, Westfalen, Holsteiner, Oldenburg, Orloff, Sela Francesa e Sela Belga.
O desenvolvimento de criação nacional tem despertado o interesse de técnicos alemães, franceses e americanos que incluem nosso rebanho entre os melhores do mundo. O que indica um futuro promissor para o Brasileiro de Hipismo.
Altura
Média de 1,68m para machos e 1,65 para fêmeas
Porte
Grande
Pelagem
Alazã, castanha, preta, tordilha e variedades
Cabeça
Perfil fronto-nasal de reto e subconvexo. Olhos grandes cm vivacidade. Orelhas de tamanho médio. Narinas grandes e de forma elíptica
Andadura
Trote
Temperamento
Energético, vivaz, dócil, de temperamernto ardente.
Aptidões
Cavalo de sela, com grande facilidade para adestramento, salto, concurso completo de equitação (CCE) e enduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário