quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ANGLO ÁRABE

RESISTÊNCIA E VELOCIDADE

História: Fruto cruzamento das duas raças mais valorizadas do mundo: o Puro Sangue Árabe e o Puro Sangue Inglês. É considerado em genética eqüina, o maior sucesso já obtido no cruzamento de duas raças puras.
Características: De tamanho médio, é um animal inteligente e com grande facilidade de adaptação. Herdou do Puro Sangue Inglês, a velocidade, o galope estendido e as aptidões para salto e do Árabe, a elegância e a resistência.
Aptidão: O Anglo Árabe, tem se destacado nas mais diversas modalidades hípicas Olímpica, principalmente em provas de Salto e Enduro
No Brasil: O primeiro Anglo Árabe a nascer no Brasil foi Jango, em 1948. Filho de Anglo Árabes importados da Hungria, sua descendência foi utilizada nas cavalarias do exército brasileiro.
Trata-se de um cavalo com características que podem enganar até um perito, à primeira vista. O Puro - Sangue Inglês, que descende do Árabe, ainda apresenta indivíduos com características marcantes do cavalo Árabe.
Como o Anglo-Árabe é produto da reintrodução do sangue Árabe no PSI, pode haver dúvidas se determinado animal seria um Anglo- Árabe de porte elevado, ou um Puro - Sangue Inglês apresentando fortes características de sua origem Árabe.

Carga genética

A cruza de um animal Árabe com um Puro - Sangue Inglês resulta em um produto que obtera registro como um Puro - Sangue Anglo Árabe. Contudo, não é só o produto com 50% de cada raça que obtém registro: nos vários países onde criam estes animais, admite-se nova cruza com uma das duas raças tendo o produto 75% de carga genética de uma raça e 25% da outra. Em alguns países é permitida mais uma cruza, reduzindo a 12,5% a carga de uma das raças.

Histórico

Criadores europeus, sobretudo ingleses, franceses e poloneses, decidiram dar nova infusão de sangue Árabe no PSI para torná-lo mais resistente para esportes amadores, como o salto, além de reduzir o temperamento nervoso do PSI . Note-se que a nova infusão de sangue Árabe visa somente a animais com maior resistência, pois em termos de velocidade, para o turfe, o produto perde em rendimento.

Função

O esporte amador, em geral, reunindo o porte e a energia do PSI à resistência e docilidade do Árabe.
Altura: de 1,5 a 1,65m se utilizados reprodutores de porte ideal.
Pelagem: Alazã ou castanha, passível de tornar-se tordilha se pelo menos um dos genitores o forem

2 comentários:

  1. quem maltrada uma criatura tao sensivel e linda e um animal literalmente christina goiania goias

    ResponderExcluir